Bertrand.pt - Identidades, Media e Política

Identidades, Media e Política

O espaço comunicacional nas democracias liberais

de Maria João Silveirinha 

Editor: Livros Horizonte
Edição ou reimpressão: dezembro de 2004
24H
Portes
Grátis
10%
21,20€
Poupe 2,12€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio imediato
portes grátis

A reflexão sobre o tema da "identidade" está muito ligada à crítica do sujeito feita nas últimas décadas. Há, com efeito, factores fundamentais que descentram a noção de nós próprios, sendo a articulação das "políticas de identidade" a face visível de uma crescente mudança nas condições da nossa formação. A partir da constatação da fragmentação do sujeito político e do crescimento de movimentos sociais heterogéneos, este livro procura repensar a acção em relação a novas formas de subjectividade e a questões de justiça social. Para isso, os termos "identidade", "comunidade" e "comunicação" são explorados como vectores de um nexo conceptual de contornos fluidos que definem o espaço de análise como intercepção das respectivas problemáticas, articuladas numa rede de partilha de valores, práticas e significados. Como resultado desta exploração, a "identidade" adquire, para além da sua vertente sociológica, uma dimensão política e comunicacional - assumindo-se simultaneamente como processo e resultado de formas de pensar e agir sobre si e sobre os outros num campo de acção coordenada. O feminismo como "política de identidade" ocupa, ao longo desta discussão, um importante papel. Tendo as ideias de "indivíduo" e "comunidade" ressurgido nos últimos anos, esta obra procura ainda explorar as diversas dimensões que as atravessam, pela discussão habitualmente conhecida como o debate entre comunitários e liberais. Como "terceira via" a esse debate, e seguindo uma perspectiva habermasiana, o trabalho defende que é possível solucionar os conflitos de uma forma justa, por meio do diálogo, propondo um cidadão cuja identidade é ancorada na experiência de comunicação democrática, em instituições e comunidades discursivas ou dialógicas. No centro da discussão estará uma legitimidade sustentada por razões articuladas livre e equitativamente, base de uma intersubjectividade colectivista e autónoma. Face ao pluralismo de identidades, defende-se, é no espaço público que resolvemos as nossas disputas morais, políticas e sociais. O livro procura, assim, explorar algumas das complexidades deste espaço público, nomeadamente pela centralidade dos media neste mesmo espaço.

Identidades, Media e Política
O espaço comunicacional nas democracias liberais
ISBN: 9789722413282 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Livros Horizonte Idioma: Português Dimensões: 171 x 241 x 26 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 336 Tipo de Produto: Livro Coleção: Media e Jornalismo Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Política  >  Política em Geral

Sugestões

Marcas e identidades
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
11,00€
Edições Humus
Imagem e pensamento
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
13,00€
Edições Humus
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.