Hereges
de Leonardo Padura
Grátis
Sobre o livro
Em 1939, o S.S. Saint Louis, onde viajavam novecentos judeus fugidos da Alemanha, passou vários dias ancorado no porto de Havana à espera de autorização para desembarcar. Um rapaz, Daniel Kaminsky, e o tio aguardam no cais a saída dos familiares, confiantes de que estes tentariam os oficiais havaneses com o tesouro que traziam escondido: uma pequena tela de Rembrandt, na posse dos Kaminsky desde o século XVII. Mas o plano fracassou e o transatlântico regressou à Europa, levando consigo qualquer esperança de reencontro e condenando muitos dos seus passageiros.
Volvidos largos anos, em 2007, quando essa tela vai a leilão em Londres, o filho de Daniel, Elías, viaja dos Estados Unidos a Havana para descobrir o que aconteceu com o quadro e com a sua família. Só um homem como o investigador Mario Conde o poderá ajudar. Elías descobre então que o pai vivia atormentado por um crime, e que esse quadro, uma imagem de Cristo, teve como modelo outro judeu, que quis trabalhar no atelier de Rembrandt e aprender a pintar com o mestre.
Hereges é um romance absorvente sobre uma saga judaica que chega até aos nossos dias e que vem confirmar o autor como um dos narradores mais ambiciosos e internacionais da língua espanhola.
Comentários
-
Heresia = Elogio
Eis um romance que resultou de uma profunda pesquisa, sem dúvida. Este livro apresenta-nos duas personagens, um judeu polaco, que chega a Cuba pouco antes da Segunda Guerra Mundial, e depois um judeu na Holanda, da grandeza da pintura no século XVII, na época de Rembrandt e dentro de seu próprio estúdio de pintura. Em torno desses dois judeus, Leonardo Padura teceu uma história de conexão, justamente por meio de um quadro de Rembrandt. Será que o judeu polaco e o judeu holandês praticaram alguma heresia? Será que a heresia praticada por ambos é um verdadeiro elogio? A narrativa do livro responde a estas interrogações, bem como a outras mais… Este livro é um alerta para o facto de «a única coisa que na realidade nos pertence é a nossa liberdade de escolha.» Liberdade «para pertencer ou deixar de pertencer.» Liberdade «para acreditar ou não acreditar.» Liberdade «para viver ou para morrer.» E outras mais liberdades…
Os hereges desta história são pessoas que, de alguma forma, lutam contra uma espécie de ditadura e pela liberdade individual. Este fantástico romance mistura política, história, religião, arte e mistério, ao mesmo tempo que narra a saga do povo judeu ao longo dos séculos e a história e política de Cuba. E, claro, Mario Conde está lá!