Explorar a História das Ciências e das Técnicas
Actividades, exercícios e problemas
de Marcel Thouin
Grátis
Sobre o livro
Sabemos que, para o Estudo das Ciências e Tecnologias, é fundamental o papel da história destas disciplinas de formação dos alunos de todos os níveis escolares. Uma formação científica e técnica que possua uma perspectiva histórica apresenta inúmeras vantagens; sobretudo, permite aos formadores preverem as dificuldades conceptuais dos seus alunos e de os levar a considerar que as ideias, representações e concepções mais ou menos adequadas que têm de questionar são, frequentemente, as mesmas que levaram a questionar os cientistas de outrora.
Uma formação deste género permite, igualmente, a interrogação a propósito dos valores sobre os quais se apoiam as ciências e as técnicas; permite parar sobre questões éticas que acompanham o seu desenvolvimento ao longo dos séculos; permitem esclarecer ligações com muitas outras matérias escolares e personalizar as ciências e as tecnologias. Todavia, na prática, os formadores que pretendem integrar a história das ciências e das técnicas no seu ensino sentem-se desprovidos, porque existem muito poucas fontes de informação. Ora, é esta lacuna que Explorar a História das Ciências e das Técnicas pretende colmatar.
Neste livro, a história das ciências e das tecnologias é apresentada de acordo com vários temas agrupados nas grandes disciplinas que são a Física, a Química, a Astronomia, as Ciências da Terra, a Biologia e a Tecnologia. O essencial de cada um dos temas é uma cronologia das descobertas e das invenções mais importantes, os conceitos científicos actuais são tarefas concretas que podem ser propostas a alunos entre os 8 e os 12 anos e mais.
A obra é importante e essencial para professores, animadores, estudantes de educação e para todos os leitores que tenham o desejo de se familiarizar com a história das ciências e das técnicas.