Ensaios Anticlericais
de Luís Machado de Abreu
Sobre o livro
Esta nova colecção visa um cruzamento interdisciplinar entre a História e outros saberes do universo das ciências sociais e humanas.
Pesa, há muito, na consciência cultural portuguesa, a memória inquieta de oscilantes paixões anticlericais. Pertencem ao passado, mas afloram, às vezes, em erupções de circunstância. Podemos fazer de conta que nada disso importa, quando a urgência de tantas questões maiores já desassossegam os brios deste Portugal a braços com tão obstinados défices. Mas sob a máscara da desvalorização e do esquecimento opera, afinal, o recalcamento.
Os textos aqui reunidos tentam aproximar-se da experiência anticlerical portuguesa, sondando-a sem obsessão de nenhuma ortodoxia. Com liberdade de ânimo e vontade de compreender. Utilizam instrumentos e processos habitualmente organizados pela instituição disciplinar como saber histórico, sociológico, linguístico, retórico e filosófico. Situam claramente a temática anticlerical na esfera das complexas instâncias em que se jogam as relações de poder.
No pressuposto de que o anticlericalismo dá que pensar, a proposta de Ensaios Anticlericais é, simplesmente, a de contribuir para tal com um pequeno exercício de reflexão.
José Gabriel Viegas, Expresso, 30 de Abril de 2005