O Pensamento Tornado Dança
Estudos em torno de George Steiner
Sobre o livro
Textos de: Ricardo Gil Soeiro (org.), Gonçalo M. Tavares,
Vasco Graça Moura, João Lobo Antunes, José Pedro
Serra, Irene Borges Duarte, Anabela Mendes, Rui
Magalhães, Catherine Chatterley, Saranne Magennis,
Adolfo Castáñon, Alejandro Bayer Tamayo, Marcelo
Pellegrini, Juan Asensio, José Eduardo Reis
O pensamento tornado dança, estudos em torno de George Steiner reúne um conjunto de textos de reputados autores de várias nacionalidades sobre a obra daquele que é considerado um dos expoentes vivos da cultura e do pensamento dos nosso dias.
Escritor, ensaísta, crítico literário, fi lósofo, educador, George Steiner nasceu em Paris em 1929, fi lho de pais austríacos de ascendência judaica. Em 1939, face à ameaça nazi que se perspectiva na Europa, a família Steiner fi xou residência em Nova Iorque, onde George frequentou o Liceu Francês. Estudaria depois em Yale, Chicago, Harvard e Oxford, onde
se doutorou, sendo mais tarde professor nas universidades de Princeton, Cambridge, Oxford e Harvard e Genève. Em 1944, naturalizar-se-ia cidadão americano, embora grande parte da sua vida esteja ligada à Europa.
Vasco Graça Moura, no texto "Apresentação de George Steiner", incluído neste livro, considera a sua obra como um "especialíssimo entrecruzar do saber adquirido com a experiência pessoal" e destaca "a sua insistência no papel da linguagem e das artes da linguagem nas mais variadas modalidades da comunicação e do conhecimento".
Dominando um vasto conjunto de línguas, Steiner considera que cada língua que se aprende é uma nova liberdade, uma língua nova, um cosmos e um mundo em si mesmo, uma inestimável oportunidade de sobrevivência".
George Steiner, Fundação Gulbenkian, 1998