Bertrand.pt - Elites e Poder

Elites e Poder

Os grupos económicos em Portugal do "Estado Novo" à actualidade

de Joaquim Manuel Croca Caeiro 

Editor: Universidade Lusíada Editora
17,16€
Notifiquem-me quando disponível.

Desde 1932 que os regimes políticos em Portugal assentaram a sua base social de apoio num quadro predominantemente económico, através do qual as elites ligadas aos vários sectores exerceram sobre o poder político influência directa e decisiva.

Da análise da documentação directa e indirecta consultada, ressalta com clareza a capacidade de adaptação das forças económicas a situações políticas diferentes, procurando sistematicamente a obtenção dos seus interesses e não raras vezes, o domínio ainda que sub-reptício do poder político. Mesmo nas situações mais extremas, nomeadamente as que se viveram nos períodos de 1961 e 1974-1975, com maior gravidade neste último, as forças económicas souberam sempre tirar o melhor partido da necessidade premente que delas tem qualquer Estado e bem assim qualquer regime. Não é possível a manutenção e exercício do poder político se com ele não coexistir um sistema económico, cuja capacidade e iniciativa assente num grande dinamismo. Com efeito, o papel dos grandes grupos económicos numa economia avançada é determinante para a evolução e manutenção do sistema.

Elites e Poder
Os grupos económicos em Portugal do "Estado Novo" à actualidade
ISBN: 0000005177815 Editor: Universidade Lusíada Editora Idioma: Português Dimensões: 170 x 242 x 41 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 566 Tipo de Produto: Livro Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Economia, Finanças e Contabilidade  >  Economia
Livros  >  Livros em Português  >  Política  >  Política em Geral
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.