Grátis
Sobre o livro
Neste livro, intitulado Educação, Currículo e Cultura: Problemáticas da Filosofia da Educação, ganham relevo questões e temas aprofundados por vários/as Professores/as e Investigadores/as que pensam, agem e intervêm em Educação e Cultura, de modo fundamentado, isto é, com reflexão alimentada pela vivência, pela experiência e pelo longo e vasto estudo, em discursos de autoria, convocando vários autores, em intertextualidades de significação e de sentido, em diversas dimensões, suscitando questionamentos, tão necessários para abrir caminhos e abrir horizontes.
Sem conhecimentos, saberes e valores não podemos falar nem praticar, com idoneidade, o que se designa por competências. Os conteúdos e os saberes têm várias fontes epistémicas. As Figuras que fazem e produzem conhecimento em Educação e Cultura são sempre desafiadas ao e pelo verdadeiro Pensamento Educacional. Face a tantas reformas educativas, reorganizações e revisões curriculares, urge, cada vez mais, uma Filosofia da Educação, do Currículo e da Cultura.
É preciso semear pensamento fecundo, de modo a impedir o larvar de práticas vazias de sentido. a Escola e a Educação, em sentido amplo e abrangente, têm de ser pensadas e vividas, superando lógicas burocráticas que imobilizam a verdadeira ação e impedem o pensamento, na sua unidade e pluralidade, em dinâmicas de mudança, permanências e incertezas.
Neste livro, destacadas Figuras da Educação, da Cultura e da Filosofia da Educação, em Portugal, dão contributos notáveis, únicos, universais, para nos ajudar a ser, a pensar e a agir, neste Mundo de tantas complexidades, perigos e riscos, mas também de fascinantes apelos e esperanças.
Neste livro, a Filosofia da Educação, para além de se afirmar como área científica própria, apresenta-se como Saber e Conhecimento que atravessa a vida toda e toda a vida, onde a Educação ao Longo da Vida se ilumina à luz de múltiplas aportações de Saberes, que se enraízam na Vida, ela mesma, onde o Ser Humano se cuida e descuida, numa constante interpelação.
Um livro indispensável para a Formação de Educadores e Professores.