Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente
de Paulo Borges
Sobre o livro
Neste novo livro dedicado a Fernando Pessoa, no qual continuamos a explorar a fecundidade filosófica da sua obra e a pensar a partir dela, reunimos estudos sobre as relações explícitas e implícitas do poeta e pensador português com temas centrais da espiritualidade e da cultura orientais e ocidentais.
Dotado de um espírito cosmopolita e universalista, Pessoa dialoga directa e indirectamente com as grandes questões do pensamento e da experiência humanos presentes nas tradições planetárias.
Cremos ser fundamental investigar e conhecer esta menos atendida mas central dimensão da obra pessoana para uma compreensão mais ampla do seu pensamento, da sua modernidade da sua fecunda actualidade.
No que respeita a esta, cremos que os estudos presentes neste volume mostram como Fernando Pessoa nos lega um poderoso contributo para alguns dos desafios maiores do século XXI, como o conhecimento da natureza e possibilidades profundas da consciência e o encontro e diálogo entre culturas e religiões.
Do Vazio ao Cais Absoluto ou Fernando Pessoa entre Oriente e Ocidente é o 1.º título da colecção Ficções do Interlúdio, coordenada pelo autor, Paulo Borges.