Crime e Castigo
de Fiódor Dostoiévski
Grátis
Sobre o livro
Finalista Prémio Livro do Ano Bertrand 2021
Datado de 1866, Crime e Castigo é o primeiro dos grandes romances que Dostoiévski escreveu - já em plena maturidade literária - e, provavelmente, a mais bem conhecida de todas as suas obras.
Recriando um estranho mundo em torno da figura do estudante Raskólnikov, atormentado pelas privações e duras condições de vida, este é por excelência um dos livros fundadores da modernidade literária.
Pelo inexcedível alcance e profundidade psicológica, sobretudo no que respeita às motivações não conscientes e à aparente irracionalidade dos comportamentos das personagens, Dostoiévski tornou-se uma referência universal na literatura.
Comentários
-
Obra sublime do ponto de vista psicológico.
De todas as suas obras que li à exceção de ´´ O Adolescente ´´, para mim é de leitura obrigatória. Muito intenso e cheio de carácter recheada de pensamentos , reflexões e do ponto de vista psicológico, absurdamente intenso. Obra que retrata o dia-a-dia de um jovem estudante carenciado e com problemas sociais que comete um assassínio e vive atormentado e é levado ao limite e degradação das suas forças pelo ato que cometeu. A meu ver a melhor obra de Dostoiévski.
Um longo caminho rumo à verdade, passando de um mundo para outro - o conturbado mundo da consciência humana e o da verdade tranquilizante. Uma Obra Prima com andança, recheada de reflexões sobre a existência e culpa, uma jornada sombria e emocionante. Magistral e obrigatória! Um dos meus livros favoritos.