Grátis
Sobre o livro
Num momento em que a Humanidade perde o chão com o tremendo impacto global da pandemia de um novo coranavírus, o SARS-CoV-2, é urgente ler o livro que previu este desastre viral e que nos diz como impedir que o mesmo volte a acontecer. À medida que a globalização ganha força e invadimos ecossistemas milenares em prol de uma expansão económica sem limites, ficamos também à mercê de infecções perigosas que nos são transmitidas pelos animais que prosperavam nos habitats que destruímos. Doenças que estavam, antes, contidas e limitadas àquele espaço passam a circular entre os humanos com consequências catastróficas, como são disso exemplo a SIDA, o Ébola, a Malária e, mais recentemente, a COVID19. Na companhia dos melhores cientistas do mundo, mergulhando nas selvas centro--africanas, grutas da China meridional e telhados do Bangladesh, passando pelos laboratórios onde se investigam vírus altamente letais sob apertadas medidas de segurança, o conceituado autor de divulgação científica David Quammen conta-nos a história dos principais vírus zoonóticos que ameaçam os humanos e deixa um aviso: temos de nos preparar para o pior.
Walter Isaacson, autor de Steve Jobs
New York Review of Books
«Pertinente e assustador.» «Quammen é o melhor jornalista do mundo natural.»
New York Times
«Uma leitura compulsiva plena de aventuras, contada a partir da linha da frente da prevenção de pandemias.»
Wired
«Quammen é um daqueles raros jornalistas científicos que mistura exploração com um talento inédito para a síntese e para a narrativa.»
Nature
«David Quammen é provavelmente o meu autor de ciência preferido: amável, erudito, subestimado, divertido, profundamente humano.»
New York Magazine
«David Quammen é o melhor escritor de história natural. Os seus livros impressionam pela sua precisão, energia e pela sua narrativa brilhante e evocativa.»
The Wall Street Journal
«David Quammen não é apenas um dos melhores escritores científicos. É um dos melhores escritores da actualidade, ponto final.»
New York Times
«Provavelmente, o melhor livro de 2020 é sobre vírus. É verdade que a pandemia potenciou o interesse pelo assunto, mas é muito mais verdade que David Quammen consegue (magnificamente) prender-nos ao assunto durante 600 páginas.»
Marco Alves, Jornal de Negócios
«Vale a pena ler Contágio porque está muito bem escrito e traduzido. Ao ler Contágio sentimo-nos na linha da frente, ansiosos, como o próprio autor, por saber mais. Ficamos inteirados, em direto e ao vivo, das catástrofes acontecidas ou a acontecer. É raro encontrar autores de ciência que escrevam com tanta vivacidade.»
Carlos Fiolhais, Jornal I
Um livro indispensável. Bem escrito. Esclarecedor. Ciência para todos. Extremamente interessante para todos os que se interessam pela ciência e pelos que nela participam.