Comeres e Beberes Madeirenses em Horácio Bento de Gouveia

de Thierry Proença dos Santos 

Bertrand.pt - Comeres e Beberes Madeirenses em Horácio Bento de Gouveia
Editor: Campo das Letras
Edição: maio de 2005
13,78€
Esgotado ou não disponível

Recuperar as marcas de identidade culinária do arquipélago da Madeira, sem pôr em causa a existência da cozinha experimental dos grandes chefes, é desafio que cabe aos especialistas da arte culinária levantar.
Se algum chefe de cozinha começasse por se inspirar nos pratos que Horácio Bento de Gouveia traz à mesa… da leitura, essa seria uma porta de acesso à cultura madeirense, a partir dos quais poderia desenvolver uma cozinha "da memória", com ingredientes regionais, tratados com sofisticação, a exemplo do que já alguns cozinheiros, dignos desse nome, praticam.
Por isso, fica aqui expresso o desejo de que restauradores se inspirem do presente trabalho para propor à sua clientela uma ementa bentiana. É tempo de voltar às origens da gastronomia madeirense para construir um futuro que não renegue a sua originalidade e as suas características tradicionais.

Horácio Bento de Gouveia nasceu em Ponta Delgada, em 1901. Colaborador da imprensa, foi jornalista, ensaísta, conferencista, cronista e ficcionista, tendo publicado crónicas, contos e romances, bem como desenvolvido outras actividades radiofónicas e televisivas, a nível regional - programas sobre aspectos histórico-culturais da Ilha e sobre a Língua e Cultura portuguesas. Por isso mesmo, mas também pela tentativa de descrever a "madeiridade" de que a obra dá conta, o escritor Horácio Bento de Gouveia é, hoje em dia, considerado por muitos o Vitorino Nemésio madeirense. Algumas das maiores figuras literárias da época, com destaque para Hernâni Cidade, Aquilino Ribeiro, Ferreira de Castro e Joaquim Paço d’Arcos, fizeram salientar em documentos manuscritos ou impressos, o génio do prosador natural da Ilha, louvando os méritos da sua prosa aprumada, escorreita e criativa, conferindo-lhe, com os seus destacados encómios, dimensão nacional.
Recebeu homenagens públicas em vida (1980) das Câmaras Municipais de S. Vicente e Funchal, as quais lhe entregaram as respectivas "Medalhas de Ouro", assim como do Governo Regional da Madeira, que atribuiu o seu nome a uma Escola Secundária no Funchal. Faleceu na Ilha da Madeira, a 23 de Maio de 1983.

Comeres e Beberes Madeirenses em Horácio Bento de Gouveia
ISBN:
9789726109327
Ano de edição:
05-2005
Editor:
Campo das Letras
Idioma:
Português
Dimensões:
140 x 210 x 15 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
200
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.