Cabrita Reis: A Voragem do Mundo
Conversas com Sara Antónia Matos e Pedro
de Cabrita Reis, Pedro Faro e Sara Antónia Matos
Sobre o livro
Eu e o mundo alimentamo-nos mutuamente… […] Está tudo ao meu alcance,
ao alcance da vontade, ao alcance do desejo de devorar. Só se ama, só se vive
devorando o corpo amado. Neste caso, o «corpo amado» é o mundo inteiro.
Cabrita Reis: A voragem do mundo. Conversas com Sara Antónia Matos e Pedro Faro insere-se na colecção
Cadernos do Atelier-Museu Júlio Pomar e dá seguimento ao projecto de entrevistas que se iniciou com Júlio Pomar:
O Artista fala…[2014], continuou com Rui Chafes: Sob a pele [2015] e teve seguimento com Julião Sarmento: O Artista
como ele é [2016].
As entrevistas são feitas por ocasião do programa de exposições do Atelier-Museu, que cruza a obra do pintor com artistas
convidados, mostrando novas relações daquele com a contemporaneidade.
Periodicamente, durante a investigação, as conversas vão acontecendo,
ora no atelier do artista, ora no museu, gerando-se um corpo de diálogos
espaçados no tempo, que poderá servir para o leitor acompanhar e
desvendar o processo de preparação da exposição, desde a sua concepção
até às opções de montagem e materialização.
De realçar que o projecto de exposição Das Pequenas Coisas foi construído
passo a passo com Cabrita Reis, concorrendo estas conversas para definir
as obras que entraram na exposição, o conceito a elas inerente, a forma
de as apresentar no espaço, o título da exposição e as publicações. Desse
modo, as conversas e períodos de investigação desenvolvidos com o artista
revelaram-se fundamentais para a exposição que se centrou (por sugestão do
próprio Cabrita Reis) nas assemblages de Júlio Pomar (realizadas sobretudo
nas décadas de 1960 e 1970) e num conjunto de peças relativamente pequenas
de Cabrita Reis, intimamente relacionadas com momentos da sua
vida privada. Na verdade, através das conversas, veio a perceber-se que, embora
não esteja explícito na materialização da obra, cada peça conta uma
história e um episódio de vida. [Sara Antónia Matos]