Braga de/by André Soares
de Libório Manuel Silva e Eduardo Pires de Oliveira
Grátis
Sobre o livro
André Soares foi o maior vulto do rococó português. Autodidata, desenvolveu a sua arte a partir de gravuras de Augsburgo. A sua obra é profundamente emotiva. Desenvolve-se, sobretudo, no domínio da arquitetura e da talha e está espalhada pelo norte de Portugal, de Viana do Castelo a Guimarães, Lamego e vários outros locais, tendo como centro principal a cidade de Braga. Este livro traça o seu percurso biográfico, analisa as razões porque foi convidado a fazer várias obras e estuda o seu singular percurso artístico, entre o tardobarroco e o rococó. Dá a conhecer as suas obras, com especial relevância para as localizadas na área de Braga. Obras como a capela dos Monges, no convento dos Congregados, podem contar-se entre as mais impressionantes do tardobarroco na Europa. Já o Palácio do Raio, a fachada da capela de Santa Maria Madalena da Falperra e a insólita casa de Fresco na mata do Bom Jesus do Monte são obras-primas do rococó europeu, o mesmo se podendo dizer do conjunto da talha do mosteiro de Tibães, nomeadamente a da capela-mor.
André Soares was the greatest figure of the Portuguese Rococo style. As an autodidact, his art evolved from Augsburg prints he clearly knew well. His work is deeply emotional, and mostly developed in the field of architecture and wood carving, with the town of Braga as its main center, and widespread through the North of Portugal, from Viana do Castelo to Guimarães, Lamego and several other locations.
This book provides his biography, analyzes the reasons for which he was invited to create several major works, and studies his singular artistic path between the late Baroque and Rococo, giving special relevance to those works located in the area of Braga. Works such as the Capela dos Monges, in the Oratorian convent, may be amongst the most impressive in the European late Baroque; yet the Raio Palace, the façade of the chapel of St. Mary Magdalene in Falperra and the unusual Casa de Fresco (a pillared portico over a fountain) in the Bom Jesus do Monte park are masterpieces of the European Rococo, and the same can be affirmed about the wood carving ensemble of the Tibães Monastery, and in particular about the one in the main chapel.