Atravessando a Porta do Pacífico
Roteiros e relatos da travessia do Estreito de Magalhães, 1520-1620
de José María Moreno Madrid e Henrique Leitão
Sobre o livro
Este título reúne 100 anos de conhecimento técnico, náutico e científico sobre a navegabilidade da passagem que ligou 2 oceanos nos anos subsequentes à sua descoberta e travessia pelo navegador português Fernão de Magalhães em 1520.
Numa edição da By the Book para a Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães | 2019-2022 (EMCFM.
Nesta obra, recolhem-se os principais roteiros e relatos da travessia do Estreito de Magalhães, no primeiro século da sua exploração, isto é, desde 1520, data da primeira travessia pela expedição comandada por Fernão de Magalhães, até 1620.
O livro apresenta várias novidades, entre as quais a apresentação de roteiros e documentos nunca antes publicados em Portugal, bem como notícias de possíveis expedições ao Estreito, realizadas por portugueses, que são praticamente desconhecidas até este momento.
A erudição do estudo original a magnífica colecção das transcrições e a beleza da cartografia faz desta obra uma referência inigualável.