Assim Começa o Mal
de Javier Marías
Sobre o livro
Amor, paixão e uma morte misteriosa dão o mote para este livro do grande romancista espanhol. Profundo conhecedor da alma humana - do seu lado negro e recantos obscuros -, Javier Marías dedica as páginas deste romance a uma exploração do desejo, da justiça e da verdade.
Na Madrid de 1980, o jovem Juan de Vere, acabado de sair da universidade, emprega-se como secretário pessoal de Eduardo Muriel, um decano do cinema espanhol. De uma perspetiva privilegiada, quase íntima, assiste à misteriosa desdita conjugal de Muriel e da esposa, Beatriz Noguera, de quem se torna amante.
Muriel encarrega Juan de investigar o passado de um amigo de longa data, sobre o qual lhe chegaram rumores de um passado indecente. Na arrogância da juventude e cada vez mais enredado na vida do casal, Juan decide ir além das funções de que fora incumbido e toma iniciativas duvidosas. Depressa descobrirá que, quando não assumimos o passado, toda a vida é construída sobre uma mentira.
Roberto Bolaño
«Javier Marías é, na minha opinião, um dos melhores escritores europeus contemporâneos.»
J. M. Coetzee
El País
«Uma obra marcante de um verdadeiro artista.»
Le Monde
«Javier Marías escreve com elegância, engenho e suspense magistrais.»
The Times Literary Supplement
«Haverá na Europa melhor escritor do que Javier Marías?»
Independent
«Independentemente das nossas expectativas, quando lemos, escolhemos passar tempo na companhia de um autor. No caso de Javier Marías, trata-se de uma boa decisão: uma mente profunda, acutilante, por vezes perturbadora, outras hilariante, sempre inteligente.»
Edward St Aubyn, The New York Times Book Review
«Um escritor profundamente necessário, um cavaleiro andante, divertido, incisivo, pleno de raiva e amor.»
The Guardian
Com episódios da história da ditadura franquista à mistura, o autor discorre de forma hábil sobre a relação homem/mulher e sobre vários sentimentos: culpa, desejo, rancor, amor ou amizade.