Berta Isla
de Javier Marías; Tradução: Paulo Ramos
Grátis
Sobre o livro
Berta casou com Tomás pensando que o conhecia desde sempre mas, na realidade, não sabia nada verdadeiramente importante sobre ele. Tomás escondia-lhe algo que não podia partilhar com ninguém, nem mesmo com ela. Berta Isla é a história de um homem que quer intervir na História, acabando desterrado do mundo.
É a história de uma mulher que espera por uma vida completa e, nessa espera, se transforma. É sobretudo uma história da fragilidade e tenacidade de uma relação condenada ao segredo, ao fingimento, ao desencontro; uma história de amor em que lealdade e ressentimento se entrelaçam.
Claudio Magris, El Mundo
«Um romance maravilhoso. [...] Berta Isla recorda-nos por que razão a ficção, nas mãos dos seus melhores artesãos, continua a ser a única forma de nos conhecermos cabalmente.»
Juan Gabriel Vásquez, Babelia, El País
«Marías reinventou de forma extraordinária a sua própria obra, alcançando uma precisão, uma emoção, um mistério que raramente se encontram na literatura dos seus contemporâneos. Um romance soberbo.»
Fernando R. Lafuente, ABC Cultural
«Marías construiu uma obra-prima.»
José María Pozuelo Yvancos, ABC Cultural
«Penso que Berta Isla é um dos melhores - talvez o melhor - romances de Marías. [...] Admiro a sua capacidade para sondar os mais recônditos recantos da alma humana.»
Julia Navarro, ABC Cultural
«Berta Isla é um dos romances mais complexos e atrevidos romances do autor e, sem dúvida, o mais inquietante e desolado.»
José-Carlos Mainer, Babelia, El País
«A autenticidade, aliada ao talento narrativo, é uma das grandes virtudes de Marías. Berta Isla é disso um exemplo magnífico.»
J. A. Masoliver Ródenas, La Vanguardia
«O que cabe em Berta Isla somos nós. Aquilo que nos move e que nos dói. O que não sabemos, mas suspeitamos.»
Antonio Lucas, El Mundo
«Javier Marías criou um romance excepcional. Instalado numa altíssima categoria de qualidade literária, o talento do escritor não esmorece nem se conforma com os caminhos já explorados.»
Domingo Ródenas, El Periódico
Um dos melhores livros que li em 2018, apesar de não ser o meu livro preferido do autor. Javier Marías é, para mim, um dos melhores escritores espanhóis da atualidade!
Javier Marias é sem dúvida um dos grandes autores da actualidade. A sua escrita envolvente e intensa deixa-nos presos à narrativa. A história centra-se em uma relação e em como por vezes os segredos alteram a forma como vemos os mais próximos. Vale a pena ler.
Javier Maria consegue envolver-nos num ritmo mágico enquanto narra a história. Pelas suas personagens magníficas e a sua história é um livro que recomendo que todos leiam.
Berta e Tomás conheceram-se muito jovens, e casaram-se rapidamente sem se conhecerem bem um ao outro, mas a Berta casou-se com ele convencida de ter encontrado o seu grande amor, mas na realidade não sabia nada sobre ele. Tomás tinha um segredo que não podia partilhar com ninguém, nem mesmo com ela, no tempo em que fora estudante ocorreu um acidente que mudaria a sua vida para sempre, arrastando Berta também. Berta passa a ter uma vida e uma relação vivida no segredo e no fingimento.