O Casamento
de Nelson Rodrigues
Grátis
Sobre o livro
Em apenas 24 horas - aquelas que antecedem o casamento de Glorinha, menina dos olhos do seu pai (até em demasia) - o autor concentra nesta narrativa um desfile intenso de todas as obsessões que tanto o mitificaram como o tornaram maldito: adultério, incesto, moralismo, sexo e morte. Sabino, o pai, é informado que o seu genro foi apanhado a beijar outro homem e tem de decidir o que fazer: o problema é que um casamento não se adia, nem que para isso todas as vidas envolvidas fiquem viradas do avesso.
O Casamento é o único romance em nome próprio no meio das dezenas de peças de teatro e centenas de crónicas e ficções curtas escritas por Nelson Rodrigues. O livro foi feito por encomenda, concluído em apenas dois meses, e foi confiscado pela ditadura brasileira logo depois de ter sido publicado em 1966 por ser considerado «um atentado contra a organização da família».
Irónico, sarcástico, atual (mesmo tendo sido publicado nos anos 60), muito bem escrito e que agarra logo na primeira página! A curiosidade pelo controverso Nelson Rodrigues surgiu ao ler Alexandra Lucas Coelho e foi uma agradável surpresa. Amado e odiado, este "anjo pornográfico" deixou a sua marca nas letras brasileiras pelos temas polémicos, pela crítica e pelo humor.