As TIC na Educação em Portugal
Concepções e Práticas
Livro 40
Grátis
Sobre o livro
Esta obra visa divulgar o trabalho que é realizado nas escolas portuguesas com recurso às tecnologias de informação e comunicação (TIC) e a investigação que vai sendo desenvolvida nas nossas universidades sobre o que significa ensinar e aprender com tecnologias. Incluindo vinte capítulos, organizados em quatro partes (Contextos, As TIC e a escola, Formação de professores, Recursos e aprendizagem), conta com o contributo de alguns dos mais conceituados especialistas portugueses nesta área e é prefaciada por António Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa e uma das principais referências no pensamento sobre a educação em Portugal.
Surge nos primeiros anos do século XXI, um século já fortemente marcado pela banalização das tecnologias digitais nos mais diferentes domínios da intervenção humana, mas também numa altura em que a incerteza e a complexidade do mundo em que vivemos e a caducidade dos próprios saberes ¿ saberes que constituíam, antes, o principal esteio da escola ¿ exigem que os indivíduos sejam preparados de forma diferente e dela saiam com as competências indispensáveis para serem bem sucedidos em contextos profissionais cada vez mais exigentes, competitivos e altamente seletivos.
É, pois, numa linha de reflexão sobre o que se faz no nosso país, que convidamos o leitor a mergulhar nesta obra. Destinando-se, preferencialmente, a professores e a investigadores, mas também a todos quantos têm responsabilidades na educação e aos cidadãos em geral, esperamos que possa constituir um bom porto de partida para o questionamento que se impõe.