As aves não têm céu
de Ricardo Fonseca Mota
Grátis
Sobre o livro
Um homem vagueia pelas noites insones, revisitando o passado e a culpa que lhe vai consumindo os dias. A mulher trocou-o por outro e levou consigo a sua única filha, ainda pequena. Na semana de férias em que finalmente pode estar com ela, sofrem um acidente de viação que resulta na morte da filha.
A culpa e o passado cruzam-se neste romance feito de gente que vive no escuro, como o taxista que várias vezes apanha este pai e o transporta pela cidade silenciosa, e os dois companheiros com quem desde a morte da filha partilha o espaço.
Vencedor do Prémio Revelação Agustina Bessa-Luís 2015, Ricardo Fonseca Mota regressa à ficção com As aves não têm céu, um romance lírico que vem dar voz às sombras que se escondem nos recantos mais obscuros da alma humana.
Álvaro Curia/Ludgero Cardoso, WookAcontece
Até ao presente foi o melhor livro que li em 2020, e leio bastante diga-se... Terminei o livro numa madrugada..sem a menor dúvida que acabara de conhecer dos maiores talentos da literatura nacional. Ou não fosse ele o premio revelação Agustina Bessa-Luís 2015 com Fredo. Detentor de uma literacia emocional indescritível, o autor concede-nos o prazer de viajarmos por uma narrativa original, verdadeiramente original sublinho, intensa e profunda, onde apesar da dor espelhada em Leto a beleza e intensidade da escrita tornam a leitura voraz e tão aprazível. Foram longos os minutos de reflexão depois da ultima página, e é seguramente um livro que me marcou. Um escritor talentoso a seguir! Deslumbrante...a capacidade de nos fazer refletir e de viajar pelo nosso mundo interno. Temos todos um pouco de Leto em nós...
Um livro intenso e exigente. Uma escrita inusitada que impacta e nos leva a questionar-nos diante das circunstâncias de vida e morte. Às vezes, faz fronteira com a magia e o absurdo contra os quais a Vida deve prevalecer na solidão.