Grátis
Sobre o livro
Do Kaiser a Hitler é assim que se apresenta o subtítulo do romance Ad Majerem Germaniae Gloriam. Um subtítulo que indica um percurso, melhor um segmento de um percurso mais vasto.
O caminho que a Alemanha percorre dos finais do século XIX até ao fatídico ano de 1933.
O historiador William L. Shirer considera o terceiro Reich uma continuação lógica da História da Alemanha e dá como exemplo um simples facto nos comícios nazis eram distribuídos postais com as imagens de Frederico o grande, Bismarck, Hindenburg e Hitler acompanhadas da inscrição "O rei conquistou, o príncipe formou, o marechal defendeu, o soldado salvou e unificou".
Eram estes os marcos miliários de uma via que estruturou a Alemanha e a conduzi ás decisões mais adjectas alguma vez tomadas por seres humanos. Ao postal falta contudo uma figura: a do imperador. E é para a coresponsabilidade dessa figura juntamente com Hitler que o autor chama a atenção do leitor.
Todavia, sendo tão-somente ficcionista, fá-lo através das situações vividas por personagens de estratos e classes diferenciadas cuja existência é necessariamente moldada por um desenrolar político a que umas se vergam e outras reagem e combatem, numa clara afirmação de que os seres humanos acharão sempre força para se oporem á sujeição e á arbitrariedade.