Abordar as Línguas, Integrar a Diversidade nos Primeiros Anos de Escolaridade
Novas propostas
de Ana Isabel Andrade, Ana Raquel Simões, Ana Sofia Pinho, Filomena Martins e Susana Sá
Grátis
Sobre o livro
Neste livro divulga-se um conjunto de propostas pedagógico-didáticas destinadas a abordar as línguas, diferentes línguas, pretendendo contribuir para o conhecimento profissional de educadores(as) sobre a integração e a valorização da diversidade linguística e cultural nas práticas educativas.
Esta obra é resultado do trabalho de alunos(as) do Ensino Superior, futuros(as) educadores(as) da infância e/ou professores(as) do 1º Ciclo do Ensino Básico, que, sob a orientação das formadoras, responsáveis por esta publicação, concretizaram percursos de educação para a diversidade linguística e cultural. Estes percursos, materializados em propostas pedagógico-didáticas, pretendem fazer refletir sobre situações de contacto de línguas e sobre as línguas e culturas do mundo, no sentido da compreensão de modos de desenvolver a competência plurilingue e intercultural a partir dos primeiros anos de escolaridade. Visa-se contribuir para a capacitação de educadores(as) que, no terreno educativo, pretendem dar resposta às recomendações de política linguística europeia, desejando o domínio de línguas pelo maior número possível de cidadãos, num processo de abertura aos outros e de valorização dos repertórios linguístico-comunicativos dos sujeitos.