Filomena Fonseca nasceu em Landim, V. N. de Famalicão, em 1952. Começou a trabalhar aos 15 anos como escriturária em empresas na área alimentar e têxtil. Fez os seus estudos na Escola Industrial e Comercial de V. N. de Famalicão. Exerceu a profissão de bancária no BPA-Millennium BCP.
Licenciou-se em Estudos Artísticos e Culturais pela Universidade Católica Portuguesa. Fez o curso de Relações Humanas Dale Carnegie, o curso de Escrita Criativa com Valter Hugo Mãe e o curso Laboratório de Leitura Poética com Ana Celeste Ferreira.
Publicou o livro de poemas Os Degraus da Casa (2008). É coautora em mais de 40 antologias poéticas. Publica poesia na imprensa regional e participa em tertúlias literárias.
Cedo manifestou inclinação para as artes, com incursões pela música, teatro e novela, mas a sua paixão é a pintura. Começou a expor em 1983, tendo participado em mais de 150 exposições coletivas e individuais, no país e no estrangeiro. Gosta de comunicar através da pintura, da poesia e agora também da prosa.(...)