A Provadora
de V. S. Alexander
Grátis
Sobre o livro
Em plena Segunda Guerra Mundial, uma jovem encontra refúgio ao lado do homem mais perigoso do mundo. Em 1943, alarmados com os constantes raides aéreos dos Aliados sobre Berlim, os pais de Magda Ritter enviam-na para Berchtesgaden, uma remota cidade nos Alpes Bávaros. Aqui ela é recrutada para o Berghof, o refúgio de montanha de Hitler, onde é treinada para desempenhar uma única função: provar a comida do Führer, oferecendo-se em sacrifício para o manter a salvo de envenenamento.
O Berghof parece estar a um mundo de distância da realidade das batalhas e, apesar de a princípio estar aterrorizada, Magda habitua-se gradualmente à sua perigosa missão. Mas o seu amor por um conspirador das SS e a sua crescente tomada de consciência das atrocidades do Reich empurram Magda para uma conspiração que irá testar a sua inteligência e lealdade. Vividamente escrito, A Provadora desenrola-se no momento mais negro e turbulento da humanidade, oferecendo-nos uma trama plena de intriga e terror, mas também de extraordinária coragem, sacrifício e amor.
Sei que, embora ficcionada, esta história foi inspirada numa mulher que existiu realmente. Margot Woelk foi uma das quinze provadoras de Hitler e manteve o seu passado escondido de todos até perto da sua morte. Quero acreditar que, como a heroína desta história, Margot conseguiu fazer parte da resistência silenciosa que se revoltava contra a máquina nazi e que de alguma forma contribuiu para a queda de Hitler.
Uma história passada durante a Segunda Guerra Mundial, mas muito longe da frente de guerra, dos campos de concentração ou das perseguições. Esta é a historia de uma mulher simples, que por força do destino arriscava a sua vida todos os dias, ao servir de provadora oficial da comida de Hitler. Conhecendo bem as rotinas e hábitos do Fuhrer, mesmo sem nunca o ter visto pessoalmente, este é um romance brilhante sobre a força, coragem e resiliência de uma mulher que 3 vezes por dia via a sua vida por um fio, sem saber se esse seria o seu último dia. Muito bom!
Um romance bastante real que se passa na Segunda Guerra Mundial, sendo a personagem principal uma rapariga que foi obrigada a crescer demasiado depressa, tornando-se, assim, forte, corajosa e lutadora.