A Mercearia do Mundo
A globalização através dos produtos alimentares, do século XVIII aos nossos dias
de Pierre Singaravelou e Sylvain Venayre
Grátis
Sobre o livro
São 88 produtos que fazem parte da nossa vida e cuja história mostra como a globalização dos alimentos, dos sabores e da política é um corpo volátil, que tanto se explica como surpreende. O famoso «Christmas pudding» inglês, por exemplo, é feito com rum jamaicano, passas da Austrália, açúcar das Índias Ocidentais, canela do Ceilão, cravo de Zanzibar, especiarias da Índia e aguardente do Chipre.
E se a popularidade do ramen não atinge ainda as proporções do döner kebab ou do hambúrguer, já o azeite, a pizza, a pimenta, a margarina, o chá, o chili con carne, o sal, a vodca ou o açúcar e o champanhe fazem parte da história da humanidade como nós a conhecemos, a comer dim sum ou cuscuz, feijoada ou sardinhas de conserva, ostras ou corn flakes, mas também a beber gin ou whisky, laranjada ou cerveja.
Todas as primeiras frases de cada capítulo incluem uma data e um lugar: são o ponto de partida para fazer a história de cada um dos 88 produtos (molhos, bebidas, queijos, pratos tradicionais, ingredientes, frutos e sementes), que tempera, ilumina, alimenta ou satisfaz os apetites e as papilas de um mundo sem fronteiras, sempre desejoso de saborear e inventar. Eis como mudámos o nosso mundo.
Le Monde
«A história única dos produtos alimentares, da circulação ao consumo. O que se degusta neste livro não tem preço, explorando tudo o que se deseja saber sobre a difusão global de pratos, bebidas, molhos – enfim, o que pode, de uma refeição para outra, aparecer no nosso prato.»
L’Histoire
«É uma história fascinante da globalização, um livro impressionante que traça a odisseia de 88 produtos.»
Le Point
«Quase setenta historiadores reuniram-se para escrever este livro original, que ajuda a superar a rigidez identitária.»
Le Nouvel Observateur
«A história da globalização também passa pelo estômago. O livro faz com que o gin, os bagels ou o sushi falem para contar a história da sua globalização de uma forma acessível. É a aposta bem-sucedida dos dois historiadores.»
24 Heures
«Um livro coletivo, erudito, saboroso, às vezes travesso, que estuda os nossos alimentos do ponto de vista da sua história social, cultural e geopolítica. Com esta viagem surpreendente e com as questões de identidade, já não poderemos comer ovo e maionese, húmus ou parmesão, nem beber chá como antes...»
Madame Figaro
«Um catálogo delicioso para desenhar um balanço da globalização do gosto.»
Le Monde
«Com este livro, os produtos alimentares tornam-se verdadeiros objetos de estudo, sérios mas fascinantes, permitindo-nos compreender a globalização em toda a sua complexidade e em todas as suas dimensões. Um saboroso livro de história.»
Cliothèque Kirkus Reviews
Livro fantástico. A perspetiva histórica com que nos brinda ao expor sobre os vários produtos da mercearia que, porque global, é mais rica e diversa, é única. Viagem pelo mundo dos sabores, com tudo o que de cultural os próprios sabores podem trazer. Aprende-se imenso e fica-se com "água na boca".