A Máquina do Ódio

Jornalismo, Fake News, Violência Digital

de Patrícia Campos Mello 

Bertrand.pt - A Máquina do Ódio

Descubra mais

Dia Mundial da Liberdade de Imprensa | 30º Aniversário Hoje, dia 3 de maio, assinala-se o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, data proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1993. Para assinalar o 30º aniversário desta data, sob o mote “Moldando um futuro de direitos: liberdade de expressão como um motor para todos os outros direitos humanos”, ontem, 2 de maio, na sede da ONU em Nova Iorque, realizaram-se uma série de plenários, com a participação de defensores dos direitos humanos, ativistas pela liberdade de imprensa, executivos dos media e jornalistas. Os números e os nomes da máquina de fake news do Brasil Patrícia Campos Mello é jornalista no Folha de S. Paulo. Visitou a Síria, o Iraque, a Líbia e o Quénia. Foi a única jornalista brasileira a cobrir a epidemia do vírus ébola na Serra Leoa. Recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Internacional de Liberdade de Imprensa e o Prémio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha. Em 2018, publicou uma reportagem sobre a utilização do WhatsApp como forma de disseminar notícias falsas e controlar o resultado das eleições. Em troca, foi rotulada de “vagabunda sem vergonha” e “jornalistinha comunista”. Ao procurar a verdade, iniciou uma guerra aberta contra a corrupção e a manipulação no Brasil. Os melhores livros de 2021 Eleger os melhores livros de 2021 é sempre um exercício complexo e desafiante. Nos últimos tempos, a cultura tem desempenhado um papel (ainda mais) fundamental. A arte, nas suas mais diversas formas, tem sido uma poderosa arma para combater a solidão e a estranheza dos dias, sendo que o livro é particularmente eficaz a cumprir esse propósito.Reunimos alguns dos títulos que, na nossa opinião, marcaram o ano de 2021. Entrar em 2022 a ler um destes livros é, garantidamente, entrar com o pé direito.
Editor: Quetzal Editores
Edição: abril de 2021
Formatos Disponíveis:
Portes
Grátis
10%
17,70€
Poupe 1,77€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock online

A Máquina do Ódio mostra de que forma as redes sociais são manipuladas por líderes populistas e as campanhas de difamação funcionam como uma censura trabalhada por exércitos de trolls, depois espalhados por robôs no Twitter, Facebook, Instagram e WhatsApp.

Os bastidores dessas reportagens e os ataques de que Patrícia Campos Mello foi alvo servem de moldura para um quadro mais amplo sobre a liberdade de imprensa no mundo, numa prosa simultaneamente pessoal e objetiva. Acompanhando eleições na Índia, nos EUA e no Brasil, mas também campanhas violentas na Venezuela, Nicarágua ou Hungria, a repórter mostra como combate e que armas possui esse exército na sua guerra contra a verdade. Relato envolvente de um dos capítulos mais turbulentos de história recente das democracias, A Máquina do Ódio é também um manifesto em defesa da informação.

Prefácio de Ricardo Costa

Críticas
«Para entender os desafios atuais da democracia no mundo, e´ necessário ler este livro.»
Jason Stanley, autor do livro Como Funciona o Fascismo

Críticas de imprensa
«Para entender a natureza dos riscos que ameaçam a democracia brasileira hoje, é preciso seguir o rastro da conspiração digital que simula movimentos de apoio popular e fabrica ódio contra pessoas e instituições. O livro de Patrícia Campos Mello desvenda esse mundo das sombras com um texto envolvente e esclarecedor. Recomendo fortemente a leitura. E quanto antes, melhor.»
Miriam Leitão, O Globo

A Máquina do Ódio
Jornalismo, Fake News, Violência Digital
ISBN:
9789897227325
Ano de edição:
04-2021
Editor:
Quetzal Editores
Idioma:
Português
Dimensões:
150 x 238 x 19 mm
Encadernação:
Capa mole
Páginas:
256
Tipo de Produto:
Livro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.