Bertrand.pt - A Lógica da Ação Coletiva

A Lógica da Ação Coletiva

Bens públicos e teoria dos grupos

de Mancur Olson 

Editor: Edições Almedina
Edição ou reimpressão: fevereiro de 2018
Portes
Grátis
10%
19,90€
Poupe 1,99€ (10%) Cartão Leitor Bertrand
Em stock - Envio 24H
portes grátis

A obra sustenta que há uma série de bens públicos produzidos por organizações, associações e pelo Estado (defesa e educação, por exemplo) de que a sociedade se serve, embora nem todos contribuam para eles de forma equitativa (ou então são obrigados a fazê-lo, na forma de impostos, por exemplo). E, nalguns casos, as pessoas agrupam-se em associações, empresas, sindicatos, etc.; mas a motivação intrínseca é sempre um determinado tipo de incentivo e a expectativa do benefício que daí possa advir.

Por outro lado, o Estado, as organizações e as associações podem fazer-se pagar por esses bens e serviços de forma diversa (impostos, quotas, donativos, etc.) Conjugando análise económica, teoria social e sociológica, a obra foi pioneira no exame crítico das formas de organização em sociedade, na intervenção do Estado na mesma, e de que forma a lógica subjacente de organização coletiva (daí o título) cumpre os seus propósitos. o primeiro capítulo tem o enquadramento teórico, os restantes são análises de casos específicos: sindicatos, associações agrícolas, grupos de pressão (lóbis), etc.

A Lógica da Ação Coletiva
Bens públicos e teoria dos grupos
ISBN: 9789724073613 Ano de edição ou reimpressão: Editor: Edições Almedina Idioma: Português Dimensões: 157 x 228 x 13 mm Encadernação: Capa mole Páginas: 240 Tipo de Produto: Livro Coleção: Arete Classificação Temática: Livros  >  Livros em Português  >  Ciências Sociais e Humanas  >  Sociologia

Sugestões

21 Lições para o Século XXI
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
21,98€
Elsinore
Porque Gostamos de Cães, Comemos Porcos e Vestimos Vacas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,50€
Bertrand Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.