A Liberdade de Pátio
de Mário de Carvalho
Grátis
Sobre o livro
Grande Prémio de Conto "Camilo Castelo Branco" CM Vila Nova de Famalicão/APE
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura.
Um homem é incumbido de transportar uma estranha caixa contendo uma cabeça. Um excelso professor vê-se condenado a passar o resto dos seus dias numa prisão deveras invulgar. A história por detrás da internacionalização de uma das maravilhas culinárias de Portugal.
Quatro professores reformados que o destino uniu num jardim municipal decidem aliar as suas bibliotecas. Um frequentador assíduo do metro calha em faltar com a sua palavra, despertando a indignação de um dos funcionários. Um comandante da Marinha incapaz de aceitar um não.
As memórias da iniciação sexual de um jovem, num tempo em que os tios tomavam a seu cargo essa tarefa. Sete contos. Sete histórias que representam a multiplicidade de registos na escrita inigualável de Mário de Carvalho.
Francisco José Viegas
Jornal de Negócios
Jornal de Letras
"A Liberdade de Pátio" revela o sentimento de incompreensão que uma realidade incoerente desperta. É na frustração sugerida pelas personagens que vislumbramos a ausência de sentido do real, a qual acabará disfarçada pelos três contos do conjunto intitulado "Esgares: Os caminhos do sucesso", "A força do destino", "O passe social". Nestes três contos há uma veia porventura mais satírica, toldada pela actualidade de um país cuja realidade ultrapassa em larga escala os domínios da ficção. O primeiro desmonta com argúcia o chavão do empreendedorismo, com uma história sobre a internacionalização do caldo-verde que está longe de terminar. Prepara-se o herói da narrativa para internacionalizar a açorda de alho. Tudo baseado em factos reais, segundo o autor.