A Coisa Terrível Que Aconteceu a Barnaby Brocket
de John Boyne
Sobre o livro
Os Brocket são as pessoas mais normais do mundo. São respeitáveis, quase enfadonhos, e muito orgulhosos da sua normalidade. Na verdade, Alistair e Eleanor Brocket torcem o nariz a tudo o que seja invulgar, estranho ou diferente. No entanto, assim que o seu filho mais novo Barnaby vem ao mundo, torna-se claro que ele é tudo menos normal. Para grande vergonha dos pais, Barnaby parece desafiar as leis da gravidade… e flutua! O pequeno Barnaby é uma criança solitária; afinal de contas, é difícil fazer amigos quando se passa a vida no ar.
Desesperado por agradar aos pais, faz tudo o que pode para parar de flutuar, mas simplesmente não consegue. Até que, num fatídico dia, a mãe de Barnaby decide que não aguenta mais. Afinal, ela só queria um filho normal - e não uma criança estranha, invulgar e flutuante! Isso dá mau nome à família… Por isso, Barnaby tem de partir. Sentindo-se atraiçoado, assustado e sozinho, Barnaby flutua sem rumo, até que se depara com um balão muito especial. Assim, começa uma viagem mágica à volta do mundo; da América do Sul a Nova Iorque, do Canadá à Irlanda, e até no espaço sideral, Barnaby faz uma série de novos e incríveis amigos, e descobre que nada nos faz tão felizes como sermos quem realmente somos.
The Guardian
Este é um livro fantástico que trata questões como a diferença, o preconceito e a aceitação. É uma história que nos mostra que o preconceito pode vir daqueles que nos são mais próximos. Este livro conta com algumas ilustrações que complementam muito bem a história, como por exemplo, o desenho que mostra o nascimento de Barnaby. É um livro delicioso que pode ser lido e apreciado por miúdos e graúdos!
Este livro mostra a importância de nos aceitarmos a nós mesmos, da aceitação que é necessária ao longo do crescimento mesmo de características que consideramos não satisfazer tanto os mais próximos de nós. Apesar da temática ser tão real e importante para os mais jovens a obra é escrita de forma cativante e cheia de boa disposição. Vale mesmo a pena.
Pouco mais há a dizer depois de uma sinopse tão completa... O livro é maravilhoso, e os amigos todos que Barnaby faz pelo caminho são todos diferentes. Outros "Barnabys" da sociedade, desde o casal gay que o salva no balão ao sem-abrigo que lhe dá de comer e é um artista... Todos diferentes mas felizes de ser quem são e aceites pelo Barnaby sem qualquer tipo de preconceito. Um pequeno hino à liberdade...