A Cidade e os Cães
de Mario Vargas Llosa
Grátis
Sobre o livro
Ser herói ou tornar-se vilão? Roubar ou não roubar? Amar ou odiar? Haverá realmente escolha no colégio Leoncio Prado?
Mario Vargas Llosa apresenta no romance A Cidade e os Cães um retrato duro e violento de uma Academia Militar onde não há mais espaço para se ser humano.
Cavas, Jaguar, Ricardo ou Alberto são apenas cadetes do quarto ano que se vêem confrontados com todo um sistema de ensino montado para lhes anular a humanidade e transformá-los em militares fiéis ao regime peruano. Amor e ódio, traição e confiança, regras e emancipação são algumas das questões com que os jovens cadetes se vêem confrontados nesta história.
A história passa-se num colégio militar peruano, sendo protagonizada por jovens adolescentes. As três ou quatro personagens principais, das quais sobressai claramente uma, são marcadas pelos acontecimentos no colégio e pela brutalidade, isolamento e falta de empatia que um local como aquele procura incutir. Todavia, Mário Vargas Llosa escreve com uma mestria imensa, fazendo notar cada vez mais ao longo do texto a humanidade que o Exército não consegue cancelar. Sobressai a incrível capacidade do autor para desenvolver uma história que prende por completo o leitor sem que seja necessário demasiado suspense. O ingrediente fundamental são os laços que se criam dentro e fora daquele colégio, onde rapazes de lares problemáticos encontram, por vezes completamente sós, o significado dos mais elevados sentimentos e valores.