A Arte Sueca de Deixar a Vida em Ordem
de Margareta Magnusson
Grátis
Sobre o livro
Depois da arte de viver sueca e dinamarquesa, um livro essencial: como preparar a nossa casa (e a nossa vida) para a grande viagem?
Como libertar-se - a si e à sua família - de uma vida de desordem.
Na Suécia, há uma espécie de arrumação doméstica chamada döstädning, em que dö significa «morte» e städning significa «limpeza». Esse processo surpreendente e revigorante de eliminação de pertences desnecessários pode ser realizado em qualquer idade ou fase da vida, mas deve ser feito mais cedo do que tarde, antes que outros tenham de fazer isso por nós.
Em A Arte Sueca de Deixar a Vida em Ordem, a artista Margareta Magnusson - com humor e sabedoria escandinavos - instrui os leitores a abraçar o minimalismo e a preparar o caminho para a grande viagem. O seu método para deixar as coisas em ordem - radical e alegre - ajuda as famílias e torna o processo edificante em vez de esmagador. É desta maneira que a autora resume o objetivo deste livro: «A única coisa de que podemos ter a certeza é que só a morte é certa, para todos, sem exceção. Mas, antes que ela aconteça, podemos tentar fazer quase tudo.»
Time
«Este livro é a síntese de duas extraordinariamente bem-sucedidas correntes editoriais: os ditames antitralha de gurus como Marie Kondo e o apetite por todas as coisas escandinavas.»
The New York Times
«Os suecos têm a solução. O livro de Magnusson é direto, nada piegas – e humorado.»
The Washington Post
Este livro para além de ajudar as pessoas a livrar-se do que não precisa, traz uma ideia inovadora, como organizar as coisas antes de morrer. A pergunta fulcral é "será que alguém que conheço ficará contente se eu guardar isto?" se depois de refletir chegar à conclusão que não então podemos livrar-nos desse objeto. Tem tudo a ver com a gestão dos sentimentos.