12 Anos Escravo
de Solomon Northup
Sobre o livro
Nova Iorque, 1841. Solomon Northup, um negro livre, vive com a mulher e os filhos. Leva uma existência pacífica, entre os dotes de carpinteiro e o talento para tocar rabeca.
Ao aceitar o convite de dois homens para entrar numa digressão, vê a sua vida mudar para sempre. A glória e o lucro prometidos transformam-se num pesadelo quando, após uma noite de copos, acorda acorrentado.
É comprado pelo dono de uma plantação na Luisiana e, a partir desse momento, torna-se um escravo. Decorrerão doze anos até ser finalmente libertado.
Doze Anos Escravo foi escrito durante o seu primeiro ano de liberdade e conta a sua experiência de vida ao longo dos anos de cativeiro. Um relato extraordinário pela voz do próprio Solomon Northup.
The Telegraph
«Uma história comovente de um dos muitos milhares de desaparecidos da escravatura que manteve a sua humanidade no meio da degradação mais profunda.»
Saturday Review
Este é um livro que merece a pena ser lido. É o testemunho extraordinário de um homem que, apesar dos longos anos de cativeiro, conseguiu conservar o seu carácter e a sua humanidade e, acima de tudo, nunca deixou de sonhar e lutar pela liberdade e por um futuro melhor.