Voltar Do Bosque
de Maddalena Vaglio Tanet
Sobre o livro
Nomeado para o Prémio Strega, este é um romance de estreia absolutamente excecional.
Numa manhã de 1970, numa aldeia montanhosa italiana, a professora Silvia sai de casa, compra o jornal e, em vez se dirigir para a escola, como nos outros dias, penetra no bosque e desaparece. No jornal, leu a notícia terrível de que uma das suas alunas, de apenas onze anos, se suicidou - e sente-se tão culpada que não consegue encarar ninguém.
A aldeia em peso procura-a por todo o lado, mas, à medida que os dias passam, fica claro que é talvez demasiado tarde para a salvar. Silvia vai ser, na verdade, encontrada faminta e descabelada por um rapazinho solitário, Martino, que chegou à aldeia há pouco tempo para se tratar da asma e costuma passear no bosque.
Consciente de que a professora não está pronta para regressar ao convívio da família e dos alunos, será Martino quem lhe trará água e comida e quem conseguirá fazê-la contar-lhe tudo, prometendo não revelar o seu esconderijo a ninguém. no entanto, conseguirá trazê-la de volta à sua vida normal?
Baseado numa história real, a partir de relatos de família e artigos de jornais, Voltar do Bosque - que evoca a prosa de Pavese - é a história de um trauma, de uma amizade improvável e da comunhão do ser humano com a natureza.
Nomeado para o Prémio Strega em Itália, em 2023, é um romance de estreia absolutamente excecional.