O Castelo
de Luis Zueco
Sobre o livro
Esta história decorreu há mil anos, na Idade Média, uma época sombria e perigosa, em que a vida pouco valia e as religiões se enredavam em guerras sangrentas. Tudo começa quando um corajoso monarca, o rei Sancho III, decide construir uma fortificação numa cadeia de montanhas escassamente povoadas, onde o inimigo podia ser avistado a dez quilómetros de distância. Com a promessa de um futuro melhor, o rei atraiu para aquele lugar um grupo de homens e mulheres para quem a sobrevivência diária constituía um ato de heroísmo. Entre eles, um mestre de obras lombardo, Juan, o carpinteiro, e o seu filho, Fortún, Ava, a arqueira, Javierre, um rapaz cuja ambição desmedida cresceu juntamente com o castelo, e um sacerdote fiel ao antigo rito hispânico, acompanhado da inteligente e misteriosa Eneca. Apesar dos seus escassos meios e conhecimentos, estas pessoas superaram todas as limitações que lhes foram impostas, até ao culminar da força religiosa e militar. Tudo isto contribuiu para a afirmação de um dos principais reinos medievais da Europa, o qual assumiu um papel preponderante na Reconquista. O Castelo de Loarre não foi construído somente por reis, nobres e bispos, mas também e sobretudo pelo povo. Esta é a epopeia dos homens e das mulheres que converteram um sonho em realidade. Entre a planície e os Pirenéus aragoneses localiza-se o monumento românico mais importante da Europa: o Castelo-Abadia de Loarre. Uma fortaleza impressionante construída quando aquela área era ainda uma perigosa zona fronteiriça. Como foi construído? Quem realizou tal feito? Este é um incrível romance histórico sobre a construção do grande e imponente Castelo de Loarre, uma das maiores fortalezas medievais do planeta. Loarre é considerado o castelo românico mais bem conservado do mundo, e espera-se que em breve integre a Lista do Património da Humanidade da UNESCO
Comentários
-
Incrível
Para quem gosta de história medieval este livro é essencial. Descreve o decorrer da construção do castelo de Loarre, uma obra grandiosa, especialmente para aquele tempo. Mostra as dificuldades e a resiliência de um povo, ao longo de décadas, para a finalização desta fortificação. Com uma escrita simples e apelativa, usando alguns termos técnicos da época e noções de física e arquitetura, o autor consegue com que nos seja possível imaginar os trabalhadores na execução das suas tarefas. Conta-nos também os percalços que estes tiveram, enfrentando os sucessivos ataques dos sarracenos. Um livro repleto de personagens cativantes e carismáticas. Fortún, o protagonista é um homem forte, com uma vontade de ferro, que consegue ultrapassar os infortúnios da visa. E no meio de tudo isto há ainda espaço para um triângulo amoroso. É um livro que se pega a nós, apesar das suas, quase seiscentas páginas, não o conseguimos largar. Mais um romance histórico recomendado.
Se já antes tinha apreciado a imponência, a beleza e a estratégica localização, com Luis Zueco assisti à conceção e construção deste importante castelo fortificado. Fui transportada para o lugar, desta vez numa época diferente, passeei nas muralhas, vi os inimigos, senti o ataque próximo... Um bom romance histórico para viajar no tempo e na história e um convite a visitar Loarre.