Robert Sarah
Biografia
Robert Sarah nasceu em Ourous, na arquidiocese de Conakry, na Guiné, em 15 de junho de 1945. Ordenado sacerdote em 20 de julho de 1969, foi depois enviado a Roma, onde obteve o mestrado em Teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em Roma enriqueceu sua formação cultural no Pontifício Instituto Bíblico, aprofundando-a, em seguida, com um período de estudos no Studium Biblicum Franciscanum de Jerusalém. De volta à pátria, foi pároco e depois reitor do seminário menor de Kindia. Nomeado arcebispo de Conakry em 13 de agosto de 1979, foi consagrado em 8 de dezembro do mesmo ano. Em seguida, foi administrador apostólico de Kankan, presidente da Conferência Episcopal da Guiné e presidente da Conferência Episcopal Regional da África Ocidental Francófona (Cerao). Em outubro de 2001 foi nomeado secretário da Congregação para a Evangelização dos Povos, ofício que desenvolveu por nove anos, até 7 de outubro de 2010, quando Bento XVI o designou presidente do Pontifício Conselho "Cor Unum". Foi criado cardeal por Bento XVI no consistório de 20 de novembro de 2010.
partilhar
Em destaque VER +
Catecismo da Vida Espiritual
«Pareceu-me que o eclipse de Deus nas nossas sociedades pós-modernas, a crise dos valores humanos e morais fundamentais e as suas repercussões inclusive na Igreja, onde se constata
a confusão a propósito da verdade divinamente revelada, a perda do sentido autêntico da liturgia e o obscurecimento da identidade sacerdotal, exigiam fortemente a proposta de um verdadeiro catecismo da vida espiritual a todos os fiéis. […] Este livro é um catecismo da vida interior, e pretende indicar os principais meios de entrada na vida espiritual, com um sentido prático e não académico. no tempo dos Padres da Igreja, os catecúmenos eram acompanhados durante toda a Quaresma por grandes catequeses cujo propósito era permitir que eles percebessem como o batismo que iam receber ia mudar as suas vidas. Este catecismo, organizado em torno dos sacramentos, da oração, da ascese, da liturgia, tem o mesmo propósito: fazer com que cada consciência apreenda que o seu batismo é o início de uma grande conversão, de um grande regresso ao Pai.»