Pundalik D. Gaitonde

Pundalik D. Gaitonde

Biografia

Pundalik D. Gaitonde (1913-1992) nasceu em Goa, então uma colónia portuguesa, descendente de uma família hindu. Estudou Medicina em Goa e em Lisboa, tendo sido aluno de Egas Moniz. Regressou a Goa em 1948, envolvendo-se na fundação do Goan National Congress, partido inspirado por aquele que lutara pela independência da Índia. Em 1954, foi detido pela PIDE por se manifestar publicamente contra um discurso em que o orador afirmou «aqui também é Portugal», tendo sido depois obrigado pela polícia política a viver no Porto.

Em 1955, foi autorizado a assistir a um congresso médico em Londres, ocasião em que foi convidado pelo governo indiano a fixar-se em Deli, tornando-se a partir daí conselheiro de Nehru para a questão goesa. Em 1961, foi secretário-geral da 1.ª Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas (CONCP), em Casablanca. Nessa altura, viajou pelos EUA e por vários países europeus, procurando apoios diplomáticos para a causa da libertação de Goa.

Depois da independência, tornou-se o primeiro membro do parlamento indiano em representação de Goa. Quando se retirou da vida política, foi viver para Londres, e tornou-se investigador do London Hospital.
partilhar
A Libertação de Goa
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
16,90€
Tinta da China
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.