Paulo Oliveira

Paulo Oliveira

Biografia

Nascido em Lisboa em Setembro de 1959, Paulo 'Makwákwa' Oliveira vai com a família para Moçambique em Agosto de 1960, residindo em Lourenço Marques - Maputo - até Setembro de 1979, altura em que volta a Portugal. Entretanto foi praticante e instrutor de paraquedismo com licença de queda-livre no Aeroclube de Moçambique em 1978 e 1979, e cursou Engenharia Electrotécnica na Universidade Eduardo Mondlane.

Em Portugal integra em Agosto de 1981 a ala externa da Renamo, vindo a assumir, de Fevereiro de 1983 a Março de 1984, o cargo de director da emissora Voz da África Livre, na África do Sul. Vive no mato, com a guerrilha, e em 'departamentos especiais’ militares de Pretória ligados à guerra psico lógica, análise de informação e propaganda.

De novo em Lisboa, no seguimento do Acordo de Nkomáti entre Moçam bique e a África do Sul, assume a direcção da revista da Renamo, sendo nomeado porta-voz e delegado do movimento para a Europa Ocidental. Simultaneamente exerce funções de jornalista e colaborador free lancer em diversos órgãos de informação portugueses.

Após sete anos de envolvimento com o movimento de guerrilha, abandona a Renamo em Outubro de 1987 por divergências quanto ao excessivo controlo sul-africano e à linha de actuação do grupo. Ainda em finais desse ano edita um primeiro número de um boletim independente sobre Moçambique e a África Austral. Em 14 de Março de 1988, e contando com uma certa liberalização do regime, regressa a Maputo, onde vive até fi nais de 1991.

Possuindo alguns conhecimentos e amigos no Cairo e, mais ao norte, no delta do Nilo, em Mahalla al-Kubra, e nos meios árabes da banlieu parisiense, o facto permitiu-lhe arranjar material para um romance de ficção - 'Mak: Operação D7' - que classifica como um 'quase-manual de terrorismo', escrito em 1997, e actualmente em fase de ultimação.

partilhar
RENAMO - Uma Descida ao Coração das Trevas
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
12,12€
Europress
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.