Paul-Jean Toulet

Paul-Jean Toulet

Biografia

Paul-Jean Toulet era filho de um rico plantador de açúcar, originário de Pau, mas que vivia nas Ilhas Maurício. Ele era mais famoso pelo seu humor ácido, o seu vício em ópio e a sua amizade com Maurice Sailland - o "príncipe dos gastrónomos".
Como escritor, Toulet é mais conhecido por Les Contrerimes, poemas escritos em forma de verso da sua própria invenção, o esquema de rima abba, com as linhas alternadas longas, curtas, longas, curtas. A coleção foi publicada postumamente, embora muitos dos poemas tenham aparecido em várias revistas literárias, seja em versões anteriores ou acabadas (Toulet era um polidor inveterado dos seus versos).
Os seus romances são quase ilegíveis hoje, com a possível exceção de Mon amie Nane, uma espécie de fin-de-siècle equivalente a Orgulho e Preconceito, ou mesmo Diário de Bridget Jones.
Toulet tornou-se um modelo ou uma inspiração para o movimento poético fantaisiste de 1911 até à Grande Guerra. Isso explica o seguinte comentário feito sobre a receção das suas obras: "Quando dois homens que leram Paul-Jean Toulet se encontram (geralmente num bar), eles imediatamente imaginam que é uma certa forma de aristocracia".
Em 1897, Toulet recebeu de um amigo um exemplar de O Grande Deus Pan, de Arthur Machen, e traduziu-o no ano seguinte, como Le Grand Dieu Pan. Foi publicado em La Plume em 1901, mas passou despercebido, exceto pela reação de Maeterlinck "... combinando os géneros fantásticos tradicionais e científicos, atinge as nossas memórias e esperanças". Toulet trocou correspondência com Machen e visitou-o em Londres.
O romance de Toulet, Monsieur de Paur, homme public, foi inspirado em Machen. Publicado em 1898 por Simonis Empis, teve pouco sucesso. Em 1918, porém, foi publicado novamente pelas Éditions du Divan. Essa editora pertencia ao admirador de Toulet, Henri Martineau, que também manteve uma correspondência com o autor.
Toulet morreu em Guéthary, Aquitânia, em setembro de 1920.
partilhar

bibliografia

A Minha Amiga Nane
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Sistema Solar

Quem comprou este autor também comprou

El Libertino De Calidad
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
17,28€
SIRUELA
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.