partilhar
Em destaque VER +
O Mito das Nações
Os europeus actuais fazem orgulhosamente remontar as suas identidades nacionais aos Celtas, Francos, Gauleses, Lusitanos, Godos, Hunos ou Sérvios - ou qualquer outra combinação dos povos que habitaram, atravessaram ou pilharam o continente, há mais de mil anos. Segundo Patrick Geary, isto é um absurdo histórico. A ideia de que o carácter nacional se encontra fixado inapelavelmente num passado distante, mais simples, não tem qualquer fundamento.
Neste estudo decisivo, Geary desmonta os mitos nacionalistas que pretendem explicar o nascimento das nações europeias. Através de uma análise rigorosa transmitida numa escrita lúcida, o autor compara os mitos com a verdadeira história da transformação europeia ocorrida entre os séculos IV e IX - correspondente ao período de grandes migrações, que os nacionalistas tanto enaltecem.
Este livro será certamente alvo de intenso debate entre todos aqueles que entendem que uma história inalterável, que reduz as complexidades de muitos séculos a um único momento eterno, não é história sequer.