Ngugi wa Thiong'o

Ngugi wa Thiong'o

Biografia

Ngugi wa Thiong'o nascido a 5 de janeiro de 1938 é um escritor queniano, que escreveu obras em língua inglesa e que posteriormente tem escrito em língua gikuyu. A sua obra inclui novelas, peças teatrais, contos e ensaios, da crítica social à literatura infantil. É o fundador e editor da revista gikuyu Mutiiri.

Em 1977, Ngugi wa Thiong'o escreveu uma peça de teatro no seu Quénia natal que procurava libertar o processo teatral do que ele dizia ser "o sistema geral de educação burguês", ao encorajar a espontaneidade e a participação da audiência na execução da peça. A peça não foi bem acolhida pelo autoritário regime queniano e o autor passou mais de um ano na cadeia.

A Amnistia Internacional tomou-o como prisioneiro de consciência, e o artista foi libertado da cadeia, saindo do país. Nos Estados Unidos, ensinou na Universidade de Yale durante alguns anos, e também na Universidade de Nova Iorque, nas áreas de "Literatura Comparada" e "Performance Studies". Ngugi vê muitas vezes o seu nome nas listas de candidatos ao prémio Nobel da Literatura. Thiong'o retrata como poucos a luta pela independência do Quénia.
partilhar

bibliografia

Um Grão de Trigo
10,57€
Edições 70
Pétalas de Sangue
14,27€
Edições 70
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.