Monteiro Lobato
Biografia
Monteiro Lobato (São Paulo, 1882-1948) é considerado um dos mais importantes e originais autores da literatura infantojuvenil brasileira e manteve-se durante décadas como uma referência no imaginário de crianças e jovens. As suas fábulas e contos têm traços de literatura fantástica a par com elementos de folclore tradicional brasileiro. Fundador da Editora Monteiro Lobato, e mais tarde da Companhia Editora Nacional, foi também tradutor, jornalista, empresário e advogado. Entre as suas obras infantojuvenis mais conhecidas destacam-se O Saci (1921), Reinações de Narizinho (1931), Histórias da Tia Nastácia (1937) e Serões de Dona Benta (1937). A partir de Reinações de Narizinho, obra longa e por vezes publicada separadamente entre os seus diferentes capítulos, nasceu a famosa série de televisão Sítio do Picapau Amarelo, com grande sucesso em ambos os lados do Atlântico e marcando várias gerações de espectadores. O Prémio Monteiro Lobato de Literatura para a Infância e a Juventude foi criado em 2017, em sua homenagem, numa parceria entre os governos de Portugal e Brasil.
partilhar
Em destaque VER +
Reinações de Narizinho
Basta referir o cenário desta imensa história, o Sítio do Picapau Amarelo, para várias gerações de crianças e pessoas já não tão crianças assim ligarem o reactor da nostalgia e da fantasia. E depois começa o desfile de personagens - Narizinho, a sua boneca Emília, a avó Benta, a Tia Nastácia, o Visconde de Sabugosa, o Rabicó, o saci… - e já parece que é família. É esse o grande feito da maior obra da vida de Monteiro Lobato: ser um livro e um reino das crianças e do Brasil, mas ser também dos adultos e absolutamente universal.
Esta edição reúne pela primeira vez em Portugal a versão integral de Reinações de Narizinho num só volume, uma história que foi escrita, e muitas vezes publicada, por capítulos, mas que não pode deixar de constituir como um todo.