Maria Teresa Meireles
Biografia
Doutorada em Literatura Oral e Tradicional, no seu percurso já foi consultora para as Palavras Andarilhas de Beja; Diretora da coleção «Redes e Enredos», (Ed. Apenas); Membro do IELT (Instituto de Estudos de Literatura Tradicional), da UNL; Membro do IBBY (International Board on Books for Young People), colaborou com o antigo IPLB na área das itinerâncias (dinamizando sessões sobre literatura tradicional e de autor em muitas bibliotecas do país) e manteve, durante um ano, a crónica semanal «Dicionário Íntimo», no jornal «Semmais». Autora de vários livros na área da ficção e ensaio, recebeu uma Menção Honrosa no Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca (2020); o Prémio Literário Alves Redol (Conto), em 2021 e, com o livro 101 Contos-de-Bolso, o Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca, 2022.
partilhar
Em destaque VER +
A Pele é um Incêndio
«Maria Teresa Meireles revela nos seus treze contos um bom domínio da linguagem literária, com a curiosidade de cada um desses contos ser dedicado a um escritor. Cada autor objecto da dedicatória enquadra-se, de algum modo, no conto da própria autora seja pelo tema (...) ou por aspectos mais formais da narrativa. Com mestria narrativa e por vezes inovação formal, alguns dos contos abordam temáticas fundamentais à existência humana como a morte, os filhos ou o amor enquanto outros elaboram com particular finura literária sobre dimensões do quotidiano»
Prémio Alves Redol 2021 atribuído por unanimidade - Júri constituído por Manuel Frias Martins, Ana Cristina Silva e Isabel Nunes dos Santos.
Prémio Alves Redol 2021 atribuído por unanimidade - Júri constituído por Manuel Frias Martins, Ana Cristina Silva e Isabel Nunes dos Santos.
bibliografia
- formato
- Livro
- Apoio Escolar
- ordenação
- Data Edição
- Ranking
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
14,53€
Vega