Manuel da Costa Lobo

Manuel da Costa Lobo (1929-2013) nasceu em Coimbra. Foi Professor Catedrático do Instituto Superior Técnico na área de Urbanização, lecionou várias matérias ligadas ao domínio de Planeamento Regional e Urbano, fundou o Curso de Pós-Graduação na mesma área e o CESUR (Centro de Sistemas Urbanos e Regionais do Instituto Superior Técnico), onde desenvolveu atividades de investigação. Foi coordenador da Licenciatura em Engenharia do Território no Instituto Superior Técnico. Jubilou-se como Professor do IST em 2000.
Como urbanista elaborou estudos de planeamento regional e urbano em Portugal e no estrangeiro. Fez parte do grupo fundador da Associação Internacional de Urbanistas e foi seu Presidente (1984- 1987). Foi membro da Direção da Federação Internacional de Habitação, Urbanismo e Ordenamento do Território. Foi também fundador da Associação de Urbanistas Portugueses e seu Presidente até 2013. Foi sócio honorário do Royal Town Planning Institute e da Associação Espanhola de Técnicos Urbanistas. Eleito Provedor do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana da cidade de Lisboa (1990-94).
Planos mais importantes em que interveio: Em Portugal - Planos de Coimbra, de Salvaguarda e Valorização da Ajuda-Belém, da Região do Porto, de Vilamoura, do Seixal. No estrangeiro – Planos de Recuperação do Caniço (Moçambique), da Região Autónoma da Cantábria (Espanha), de Macau (China). Estudos Urbanísticos em Cabo Verde (Praia e Mindelo), de Expansão de Ancara e Parque Ataturk (Turquia). Participou no concurso para a Urbanização da Rocinha (Rio de Janeiro) com uma menção honrosa.
Foi condecorado com a Cruz de Mérito, da República Federal da Alemanha e com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública e a Grã-Cruz da Ordem de Mérito, da República Portuguesa.

Obras do autor

  • Mais recentes
  • Mais vendidos
  • Melhor avaliados

Quem comprou este autor também comprou

X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?

O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.