Luís Curral
Biografia
Luís Curral é docente na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa, onde integra o grupo de psicologia organizacional. Nos anos 2001-2005, foi bolseiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e doutorou-se em psicologia social em 2005 na Universidade de Lisboa. Tem estudado processos cognitivos subjacentes ao trabalho em equipa, adaptação, inovação e empreendedorismo. Atualmente interessa-se ainda pela aplicabilidade das teorias de complexidade às organizações. É autor de mais de 20 publicações em revistas internacionais, num total de mais de 100 citações.
partilhar
Em destaque VER +
Caos e Complexidade
Vivemos em sociedade, inseridos em organizações, somos profissionais, temos hobbies, amigos, família e, como tal, assumimos diferentes papéis para enfrentar as diferentes situações com as quais somos confrontados. Somos um em milhões! E se é verdade que as nossas ações têm implicações nos outros indivíduos e sistemas, isto é, não ocorrem isoladas sem qualquer impacto, o mesmo ocorre com as ações dos milhões que são, simultaneamente, diferentes e iguais a nós. Isto leva-nos à imprevisibilidade, à incerteza e ao caos. Podemos a este ponto questionar-nos: podemos mudar enquanto indivíduo único? Podemos! No entanto, toda e qualquer decisão tomada terá impacto na vida de outrem, bem como na nossa. Cabe-nos a nós medir o impacto que pretendemos com as nossas decisões e determinar os comportamentos que queremos exibir para ir ao encontro do que concordamos ser a forma mais coerente de agir de situação em situação. E mesmo aí tal não nos garante o resultado desejado.
Público alvo
Gestores, quadros superiores de empresas, investigadores, consultores, formadores, diretores e técnicos de recursos humanos, psicólogos, estudantes do ensino superior, pós-graduações, mestrados e doutoramentos nas áreas da psicologia, gestão, economia, comportamento organizacional e sociologia das organizações.