Joaquim Pinto Vieira

Joaquim Pinto Vieira

Biografia

Joaquim Pinto Vieira, nasceu em 1946 no Lugar do Outeiro, em Avintes, e é pintor formado pela Escola de Belas Artes do Porto. Fez carreira docente desde 1974 no curso de arquitetura da Universidade do Porto onde atingiu a categoria de professor catedrático de desenho. Está aposentado desde 2009. Dirigiu também a disciplina de desenho do Curso de Arquitetura da Universidade do Minho desde a sua fundação. Dirigiu dois cursos de Mestrado em Design Industrial, em 1990 na Universidade Porto. publicou sobre estas matérias artigos em diversas publicações.
Desenvolveu atividades em diversas áreas como; investigação sobre a fotografia no Porto no séc. XIX, de que publicou artigos na revista Colóquio-Artes sobre Frederick W. Flower e Domingos Alvão; direção com Vitor Silva da edição da Revista PSIAX, sobre desenho e imagem, onde publicou alguns dos diversos textos que escreveu sobre desenho e imagem; criação de obras de arte decorativa em diversos locais, obras cénicas em vários grupos de teatro e obras de design gráfico; exposições individuais, desde 1968, de obras de pintura e desenho e participação em diversas exposições coletivas, estando representado na coleção do Museu de Serralves e do Museu Soares dos Reis e em várias coleções particulares. A sua obra artística, teórica e pedagógica pode ser consultada ou apreciada nos blogs http//www.pintovieiradesenho,blogspot.com ; http//www.drawingdesenhodibujo.blogspot.com e em http//www.pintovieiraensinodesenho.blogspot.com.
partilhar

bibliografia

Saponárias
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
30,00€
Cordão de Leitura
O Desenho e o Projecto São o Mesmo?
13,22€
FAUP - Faculdade de Arquitectura da Universidade Porto
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.