João Ferreira Dias

João Ferreira Dias

Biografia

Para João Ferreira Dias escrever constituiu sempre a expressão mais sincera da sua essência e a poesia foi a primeira forma que abraçou, tendo publicado uma série de poemas na revista da escola onde fez toda a sua formação escolar, o Externato Marista de Lisboa. Licenciou-se em Comunicação Social e Cultural (vertente Cultural) pela Universidade Católica Portuguesa, em 2006, e em 2008 concluiu com distinção o Curso de Especialização em Inserção Internacional e Política Externa do Brasil, na Universidade Técnica de Lisboa. Neste momento encontra-se a terminar o mestrado em História e Cultura das Religiões na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde ingressou em 2009.

Durante o seu estágio curricular no Museu Municipal de Benavente organizou o «I Ciclo de Atividades Afro-Brasileirando», numa parceira entre o Museu, a Associação Portuguesa de Cultura Afro-Brasileira (de que foi co-fundador) e a Embaixada do Brasil em Lisboa, em Fevereiro de 2007. Foi orador no «X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais» na Universidade do Minho em 2009, sobre as religiões afro-brasileiras em Portugal e no «Encontros e Diálogos» na Universidade Lusófona do Porto, sobre a Religião Yorùbá e o Candomblé, em Fevereiro de 2011.

A escrita compulsiva introduziu-o ao fenómeno dos blogues, onde habita desde 2005, em diferenciados projetos, entre eles as publicações eletrónicas «Vox Blogs Magazine», «Sem Correntes» e «Ìgbà Ábídí». Publicou no seu blogue mais popular, «Kontrastes», uma série de e-entrevistas chamadas "Conversas de Café", ao longo de um ano. Tem publicado alguns artigos particularmente em torno das temáticas da lusofonia e das tradições afro-descendentes.

Apesar da educação formal em instituições católicas, João Ferreira Dias, professa a fé neo-tradicional Yorùbá, sob a designação de Candomblé, de matriz Kétu. Pertence à tradição da Casa Branca do Engenho Velho, o mais tradicional templo do Candomblé no Ocidente, ocupando os postos de Ògán ti Ilù, Elémòsò e Ògòtún no Ilé Àse Ìyá Odò, templo de Portugal. É co-fundador e Àlagbà (Vice-Presidente) da Comunidade Portuguesa do Candomblé Yorùbá, pessoa coletiva religiosa e sede do Poder Religioso Yorùbá e do Candomblé em Portugal, desde Janeiro de 2010.
partilhar
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.