Jacinto Santos

Jacinto Santos

Biografia

Jacinto Abreu dos Santos é titular do Diploma de Altos Estudos em Práticas Sociais (DAEPS), com menção Diploma de Estudos Aprofundados(DEA), pela Universidade de Lyon 2 Lumière. É Técnico em Desenvolvimento Cooperativo, com especialização em Organização e Gestão das Cooperativas Agrícolas, pelo Instituto Panafricano de Formação Cooperativa, atualmente, Universidade Africana para o Desenvolvimento Cooperativo (UADC).
Começa a sua carreira profissional, em 1975, como balconista de uma das lojas da ex-Central das Cooperativas de Cabo Verde. De 1976 a 1989, exerce as funções de animador, responsável pelo Departamento de Educação e Promoção Cooperativa e Coordenador dos Centros Regionais de Promoção e Desenvolvimento Cooperativo, respetivamente. De 1989 a 1991, desempenhou as funções de Diretor do Projeto de Desenvolvimento do Bairro de Ponta d’Água, na Cidade da Praia. Em 1991, por um período de 6 meses, exerceu as funções de Presidente do Instituto Nacional das Cooperativas de Cabo Verde (INC).
Simultaneamente desenvolveu uma carreira de formador e consultor, no país e no estrangeiro, junto de instituições nacionais, regionais e multilaterais, nos domínios do cooperativ¬ismo, associativismo, desenvolvimento comunitário, poder local, descentralização e, no geral, sobre a problemática da participação das populações no desenvolvimento.
No plano político, participou ativamente nas campanhas de luta pela independência de Cabo Verde, tendo militado nas fileiras do PAIGC – Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde, de 1975 a 1976. A partir de 1989, participa no processo político que culminou com a criação do MpD – Movimento para a Democracia, tendo sido eleito Deputado nas primeiras eleições legislativas plurais, a 13 de Janeiro de 1991, e assumi¬do as funções de Líder do Grupo Parlamentar.
A 15 de Dezembro de 1991, data da realização das primeiras eleições autárquicas em Cabo Verde, foi eleito Presidente da Câmara Municipal da Praia, tendo sido reeleito para um segundo mandato, de 1996 a 2000.
partilhar
Economia Social e Solidária em Cabo Verde
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
15,00€
Livraria Pedro Cardoso
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.