Ivan Cankar

Ivan Cankar

Biografia

Ivan Cankar (1876-1918) nasceu em Vrhnika, na Eslovénia, à época parte do Império Austro-Húngaro. Fez os seus primeiros estudos em Liubliana, mas mudou-se para Viena, onde se inscreveu na universidade e adotou um estilo de vida boémio. Apesar do domínio e influência austríacos, Cankar escreveu as suas principais obras em esloveno, tendo sempre o seu povo e a sua cultura como elementos centrais. Em 1899, publicou Erotika, a sua primeira coleção de poesia, cuja 1.ª edição viria a ser quase inteiramente destruída por ordem do bispo de Liubliana.
Formado entre o realismo e o naturalismo, compôs uma obra de grande originalidade e variedade de géneros, responsável pelo desenvolvimento no seu país do romance psicológico, do drama simbólico e da sátira moderna. Entre as suas obras mais conhecidas, contam-se a novela A Justiça de Yerney, de 1907, a sátira Pohujšanje v dolini Šentflorjanski («Escândalo no Vale de São Floriano»), de 1908, ou o drama Hlapci («Servos»), de 1910. Alternou uma prolixa carreira literária com o ativismo político pela causa independentista. Viria a ser preso várias vezes devido a esta atividade.
Morreu em 1918, vítima de pneumonia. É hoje considerado uma figura tutelar do teatro esloveno e o autor mais influente de toda a literatura moderna em língua eslovena.
partilhar

bibliografia

A Justiça de Yerney
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
13,29€
Cavalo de Ferro
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.