Ignacio Ramonet
Biografia
Ignacio Ramonet nasceu em Espanha em 1943. Doutorado em Semiologia e História Cultural (École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris), é professor de Teoria da Comunicação na Universidade Denis-Diderot (Paris-VII) e professor associado da Universidade Carlos III de Madrid e da Universidade de São Petersburgo (Academia Polar).
É autor de várias obras sobre os media e geopolítica, entre as quais Le Chewing-gum des yeux (1981); La Communication victime des marchands (1989); Como nos venden la moto (com Noam Chomsky, 1995); Nouveaux pouvoirs, nouveaux maîtres du monde (1996); Un mundo sin rumbo (1997); Géopolitique de chaos (1997).
É director do jornal Le Monde diplomatique, cuja edição portuguesa é publicada pela Campo da Comunicação.
Em destaque VER +
Fidel Castro
Jornalista, sociólogo e uma das vozes mais representativas do movimento antiglobalização, Ignacio Ramonet revela neste livro os fundamentos da Revolução Cubana através da biografia humana e política do último "monstro sagrado" da política internacional: Fidel Castro.
Testemunho excepcional de análise histórica, esta é uma "biografia a duas vozes": numa série de entrevistas que duraram mais de cem horas, o Comandante cubano expõe as suas memórias, dando conta de factos até agora inéditos.
Como foi a sua infância? Como se tornou rebelde? Como era a sua relação com Che Guevara? Esteve o mundo à beira da guerra nuclear durante a chamada "Crise dos Mísseis"? Quantas vezes foi alvo de atentados? Que impressão lhe causou o papa João Paulo II, aquando da sua visita a Cuba, em 1998? Que pensa Fidel sobre a globalização neoliberal, a guerra no Iraque e George Bush? Porque prenderam as autoridades cubanas, em 2003, cerca de setenta opositores não violentos e, no mesmo ano, condenaram à morte os sequestradores de uma embarcação? Há corrupção no regime cubano? Será o socialismo cubano realmente "irreversível"? Para onde vão a economia e a política da ilha? E depois de Castro?
Esta obra de Ignacio Ramonet é, ao mesmo tempo, uma descrição apaixonante da figura controversa de Fidel Castro e um excelente olhar sobre o passado, o presente e o futuro da Revolução Cubana.