Giordano Bruno
Biografia
Giordano Bruno nasceu em Nola, Itália, no ano de 1548.
Num percurso de vida singular, estudou com a Ordem Dominicana e, em 1572, tornou-se padre. Entre as personalidades que mais o influenciaram encontram-se Copérnico, São Tomás de Aquino e Averróis. Para fugir à Inquisição, viajou para Genebra, onde, por um curto período, se juntou aos Calvinistas. Mais tarde, desapontado com este culto, viajou para França. Em Paris, no ano de 1582, publicou algumas das suas obras mais importantes: «De umbris idearum», «Ars Memoriae» e «Cantus Circaeus». Em 1583 viajou para Inglaterra, onde também publicou obras fundamentais: «De la Causa, Principio et Uno», «De l'Infinito Universo et Mondi» e «De gl'Heroici Furori». Regressou a França e, em 1586, viajou para a Alemanha, onde fez parte do luteranismo e onde leccionou sobre Aristóteles durante dois anos, na Universidade de Wittenberg. Regressa a Itália em 1591.
Na «Introdução» ao «De Magia» escreve Rui Tavares: «Giordano Bruno é uma admirável figura da cultura europeia e um dos mais singulares pensadores do século XVI. Filósofo, mago e cientista, herético de todas as igrejas e desencaixado de todos os rebanhos, pagou pelas suas ideias com a vida, consumida na fogueira inquisitorial de Roma, no ano de 1600.»
Em destaque VER +
Giordano Bruno
Se as nossas breves considerações puderam parecer a alguém animadas de algum partidarismo, diremos que não são outra coisa que as deduções lógicas e naturais do exame da vida de bruno e dos documentos em que aparece. Seguimos escrupulosamente o melhor e mais exacto que se imprimiu até hoje sobre este tema.
A história não tem religiões que proteger, não tem papas para santificar ou que desculpar, a história tem uma intenção muito mais elevada, muito mais moral e positiva, que é atribuir a cada um o que lhe pertence, sem escrúpulos religiosos e sem considerações de casta.
bibliografia
- ordenação
- Data Edição
- Ranking