Elísio A. J. Moreira

Elísio A. J. Moreira

Biografia

Elísio António Jesus Moreira nasceu e reside em Aveiro. Tem 56 anos e formação em Engenharia e Gestão Industrial, pela Universidade de Aveiro, e especialização em Logística, Gestão e Organização Industrial pela mesma instituição. Profissionalmente, exerce funções numa multinacional do ramo automóvel como operacional de sistemas de informação e documentação técnica.
Dedica algum do seu tempo disponível à investigação, por conta própria, na área da História de Portugal – especialmente ao período pombalino de 1755 a 1765, período sebastianista e, inquisitório. Realiza, também, trabalhos em escultura, cerâmica, desenho e pintura, estando alguns patentes em igrejas, museus e colecções particulares.
Este seu primeiro trabalho surge como um projecto pessoal alicerçado no prazer de questionar o passado e é o resultado de alguns anos de busca dos impactos dos Terramoto de Lisboa de 1755 tanto em Lisboa, cidade, como pelo país. A investigação, ainda que amadora, centrou-se nas normas, éditos, procedimentos inquisitórios e contas de várias instituições religiosas e património nacional (análise física). O resultado da investigação das contas, de acções sociopolíticas, dos perfis dos actores na época levou o autor a suspeitar que não houve um terramoto com origem em causas naturais. Este romance, de base histórica, procura criar o quotidiano das décadas de cinquenta e sessenta do século XVIII onde, segundo o autor, poderia ser feita uma destruição da própria cidade, destruição essa, projectada e ordenada pelo poder político e ser chamada de terremotum. Estaremos perante uma farsa com mais de 250 anos?
partilhar
A Construção do Terramoto de Lisboa de 1755
10%
portes grátis
10% Cartão Leitor Bertrand
11,00€
Chiado Editora
X
O QUE É O CHECKOUT EXPRESSO?


O ‘Checkout Expresso’ utiliza os seus dados habituais (morada e/ou forma de envio, meio de pagamento e dados de faturação) para que a sua compra seja muito mais rápida. Assim, não tem de os indicar de cada vez que fizer uma compra. Em qualquer altura, pode atualizar estes dados na sua ‘Área de Cliente’.

Para que lhe sobre mais tempo para as suas leituras.